sábado, 4 de abril de 2015

O que é poesia?

  Talvez ninguém consiga dar uma resposta definitiva a essa pergunta. Entretanto, a poesia está em toda parte: nas canções de ninar, nas cantigas de roda, nos trava línguas, nas parlendas, nos provérbios, nas quadrinhas populares, nas propagandas, nas letras de música, nos livros...
  O conceito de poesia varia de acordo com a época, o movimento literário e também de escritor para escritor.
  O poeta francês Mallarmé, por exemplo, definiu poesia como a “suprema forma da beleza”. Para o americano Edgar Allan Poe, é a “criação rítmica da beleza”.Cassiano Ricardo diz: “Pouco importa, contudo, definir o que seja poesia.O que importa, literalmente, é que ela encontre o seu núcleo no poema, feito e trabalhado precisamente para consegui-la.Ela é indefinível, porém definidora.”
    
Livro de Português. 1º ano do Ensino Médio.Editora Saraiva              

Curiosidades:

─Qual a diferença entre poema e poesia?
  • Poesia – “Arte de criar imagens, de sugerir emoções por meio de uma linguagem em que se combinam sons, ritmos e significados.”
  • Poema – “Obra em verso ou não, em que há poesia.
   Embora os dois termos estejam interligados um ao outro, eles não são sinônimos; apesar da poesia estar presente no poema. A poesia é uma linguagem poética, ou seja, ela está presente em obras, situações, momentos, (como por exemplo em uma música, uma pintura, uma sentimento, uma fotografia). Já o poema é o texto contento versos, estrofes, rimas.
Bem, espero que a explicação tenha ajudado vocês a saber diferenciar um do outro.

"Faça poemas e, seja poesia!"

─Isabella Ferreira







16 comentários:

  1. Olá, tudo bem??

    Adorei o post! Afinal, acho que todo mundo já teve uma fase, por menor que seja, de poeta não é mesmo?

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg ^^ e concordo com vc, afinal todos temos um poeta adormecido dentro de nós...

      Excluir
  2. Amei o seu post, como diz em : de poeta e louco todo mundo tem um pouco! Rs
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Amo a poesia, consegui lançar meu primeiro livro de poemas ano passado, e esse ano lanço o segundo, poesia é algo que vem da alma, adorei sua explicação, simples e direta.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Que lindo esse post, explicação direta e cheia de amor. E sua citação é um primor, parabéns e sucesso!

    http://derepenteblogueidsc.blogspot.com.br/2015/04/estarei-sempre-aqui-por-voce.html

    ResponderExcluir
  5. Achei seu post bem legal porque pode tirar dúvida de muitas pessoas sobre o que realmente é uma poesia, apesar de não existir uma resposta definitiva pra isso, como você mesma disse :) Adorei! Beijos

    ResponderExcluir
  6. Confesso que continuei um pouco confusa com as diferenças de poema e poesia, mas eu sou totalmente leiga no assunto e nunca tive interesse em aprofundar o conhecimento nessa área. Erro meu. Vou procurar saber mais. :)

    ResponderExcluir
  7. Acho super interessante abordar este tema. Diferenciar poema e poesia ajuda muito a olharmos com outros olhos a arte de escrever e de ler poesia. Fiz um post sobre o tema lá no meu blog. Na verdade será uma série onde sempre farei algumas explicações e ajustes sobre ler e escrever poesia.

    Um abraço pra ti!

    ResponderExcluir
  8. Eu, particularmente não faço questão de distinguir as duas ( mesmo sendo eu um professor). Ja trabalhei com uma professora de português que definia poesia como texto em versos com sentimentos e poema como versos de protesto, achei débil essa definição ( mas ela é professora de português, então tá, né...). Gosto de pensar a poesia como uma coisa livre, que você pode fazer beleza moldando a escrita, soltando as palavras e rimando versos ( a rima não é obrigatória). Isso me lembra "Sociedade dos Poetas Mortos", você ja assistiu? O filme passa umas ideias muito boas, com cenas muito fortes para professores kkkk ( como livros sendo rasgados e jogados pela janela). Não gosto da métrica, da escrita com regras, isso não combina com poesia ( na minha opinião).

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não sei muito sobre esse gênero, pois não leio muitos poemas e poesias, mas apesar disso eu gosto muito e achei seu post super bacana, tirou a dúvida de muitas pessoas.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Em suma poesia e vida, viver já é poético.
    Eu acho engraçado algumas pessoas tentarem definir a poesia apenas como um gênero, quando ela é mais, muito mais.
    Até um toque pode ser poesia, as pessoas precisam se abrir pro novo e abandonar os rótulos.
    Bela postagem.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Texto válido e necessário. As pessoas confundem o tempo inteiro o conceito de poesia, você colocou de maneira simples, não é possível que alguém não compreenda. Alguns 'blogueiros literário' deveriam rever conceitos e estudar um pouco mais sobre literatura, espero que coloque mais postagem informativa para ver se supre as aulas de literatura que esse povo faltou. Tem alguns comentários no meu blog que dão medo, tipo: "Não leio poesias, mas leio livros" #morri
    Adorei a postagem!
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  12. ótima postagem , muitos ainda confundem poesias com poema e nada como uma boa explicação. Confesso que não leio muitos poesias , preciso sair um pouco de minha zona de conforto e ler mais. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, não leio muito poemas, nunca tive realmente interesse, mas gostei da sua explicação!
    http://letrasemvida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oiii
    Eu sou uma pessoa que nao curte muito poemas, mas posso dizer que eu estava totalmente errada quanto a definição. Eu jurava que poema e poesia era a mesma coisa que vergonha.

    beijos

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bom?
    Não sou muito de ler poesias, mas elas conseguem passar sentimentos que vários textos não conseguem expressar. Lembro que na minha adolescência eu não sabia diferenciar a poesia dos poemas.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir