sábado, 2 de maio de 2015

Os 13 Porquês



  • Editora:  ATICA EDITORA
  • Coleção:  Z
  • Idioma:  PORTUGUÊS
  • Edição:  1
  • Ano:  2009
  • País de Produção: BRASIL
  • Encadernação:  BROCHURA








Sinopse:
Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Resenha:
Faz um tempinho que eu estava querendo pegar esse livro para ler(duas amigas minhas já tinham me indicado e pelas resenhas que eu li em outro blogs parecia interessante); peguei o livro aqui na minha escola e depois que li o primeiro capítulo não larguei mais. A leitura é fluida e envolvente, eu simplesmente não conseguia para de ler.




O livro conta a história de Hannah, uma adolescente que antes de se matar grava 7 fitas contendo os 13 porquês do motivo para o seu suicídio. Cada fita é direcionada à uma das 13 pessoas quem fazem parte, de alguma forma do suicídio de Hannah. Depois de ouvir as fitas a pessoa tem que enviar-las para o próximo da lista. Junto com as fitas a Hannah deixa também um mapa do lugar onde ela morava, marcado com estrelas vermelhas os lugares que estão em seus relatos, para que as pessoas sigam os acontecimentos.



"Uma pessimista? Uma otimista? Nenhuma das alternativas. Uma idiota."



O livro é intercalado com as vozes da gravação da Hannah e com os pensamentos de Clay. O autor escreveu de uma tal maneira que faz com que sentimos  o que Clay está sentindo, (nos emocionemos com ele).



"Eu precisava tirar uma folga... de mim mesma"



Com as  fitas Clay acaba conhecendo uma Hannah que não sabia que existia e, acaba também conhecendo mais as pessoas ao seu redor.
O tema principal do livro não é apenas o suicídio, mas é como  as ações das pessoas podem afetar sua vida, tem uma parte do livro em que ela diz: "E quando estragam parte da vida de uma pessoa, não estão estragando apenas aquela parte. Infelizmente, não da pra ser tão preciso e seletivo.Quando você estraga a parte da vida de alguém, vocês estraga a vida toda dessa pessoa.Tudo... é afetado."



No decorrer da história, conforme os problemas  de Hannah só vão crescendo, e ela não tem como controlar a situação; Hannah vai se entregando aos poucos a ideia do suicídio, porque esse não é um pensamento de primeiro momento. Já no final do livro você percebe que ela suportou além do limite, e é nesse momento que abandona tudo e acha que a única saída é o suicídio. Os 13 Porquês também aborda temas adolescentes como:sexualidade, bulling, depressão, fofocas, mentiras.No fim livro vem 13 perguntas referentes ao livro para o Jay Asher (o autor).
Bem é isso pessoal (se não vou começar a falar de mais rs^^)Espero que tenham gostado da primeira resenha do Blog e, que venham mais outras rsrs.
Resumindo: Adoreiii o livro, a escrita, os personagens ; O livro é incrível !! ;)




 " Não é deixar pra lá. Só que as vezes não resta nada a fazer a não ser seguir em frente."






Tudo o que a gente realmente possui...é o agora "



"- Como você está se sentindo hoje?
- Neste exato momento?
- Neste exato momento.
- Neste exato momento, me sinto perdida, eu acho. Meio vazia."

─Os 13 Porquês




13 comentários:

  1. Legal não conhecia, pelos trechos ate parece ser legal, pelo menos eu gosto ne RS beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi, já tinha visto sobre ele, mas não havia me importado ate agora de ler nada, infelizmente ele não me interessou, então não pretendo ler ele por enquanto.

    ResponderExcluir
  3. estou lendo e estou achando mto boom ..bj

    ResponderExcluir
  4. Eu nao sou muito de ler, masesse parece ser legal...Bjos

    ResponderExcluir
  5. Já tinha ouvido falar, agora deu mais vontade ainda de ler!
    Um beijo
    www.blogdeixaeutecontar.com

    ResponderExcluir
  6. Não creio que você leu esse livro! Eu sou apaixonada por ele!!!! Tive uma fase em que quase segui o mesmo caminho de Hannah e foi somente lendo o livro que entendi o quanto minhas ações afetam as outras pessoas.
    Ainda não o resenhei por ser louca de ciúmes, mas gostei da sua resenha.
    Abraços,
    Nanda
    Blogueira de Nandalandia

    ResponderExcluir
  7. Bem envolvente a história! Gosto de leituras assim, com um diferencial.
    Ótima resenha.

    bjs
    WWW.PAINELPARACONGRESSO.COM

    ResponderExcluir
  8. Oláaaa, quem dera eu tivesse a sorte de conseguir para para
    ler um livro, minha vida é muitooooo corrida, mais com certeza
    esse estaria na minha lista de lidos, o lançamento dele já é bem
    antigo, então deve ser mais fácil encontrar. beijoss.

    ResponderExcluir
  9. Bem detalhado seu post, assim não sobra dúvidas pra quem quer ou não ler rs
    Beijos

    www.youtube.com/c/viastefany

    ResponderExcluir
  10. Nossa que resenha incrível. Esse livro já estava na minha lista há tempos, agora foi para o topo da lista. Mal vejo a hora de me perder e me encantar nessa historia..
    Beijos e obs: você faz resenha muito bem.

    ResponderExcluir
  11. Caramba...que história interessante.... Super amei...sua resenha ficou show, beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Eu já lir o inicio desse livro eu baixei na net , só que ai fui ficando sem tempo e esqueci de ler , é uma história muito impressionante mesmo , muito boa a resenha .

    ResponderExcluir
  13. AÊÊÊÊ! Estava super afim de ler uma resenha desse livro, esta na minha wishlist <3
    Adorei a resenha e agora estou com mais vontade ainda de ler o texto!
    Beijos

    ResponderExcluir